Abril Verde. A importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Compartilhe

Paraibuna Embalagens promoveu ações durante todo o mês, para conscientizar os colaboradores sobre segurança no ambiente profissional

O movimento Abril Verde foi criado com o objetivo de sensibilizar colaboradores, empresários, sindicatos e governo sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Ciente de seu compromisso com o valor: Respeite a vida, a Paraibuna Embalagens promoveu várias ações nas duas unidades fabris. 

O Abril Verde veio com uma forma de intensificar e fomentar a cultura de segurança do trabalho. Neste ano, tratamos de quatro temas importantes para desenvolver e orientar nossos colaboradores, no intuito de reduzir os riscos, evitando assim acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Os temas foram cuidados na movimentação de empilhadeiras, com a saúde auditiva, com as mãos e sobre a importância comunicação de acidentes e/ou incidentes.

O Técnico de Segurança em Juiz de Fora, Gutenberg Brasil destaca que esses cuidados são essenciais para o desempenho das funções durante todo o ano, mas é importante, segundo ele, ter um mês focado nesta conscientização. 

“Montamos um mural no espaço de convivência, exibindo ilustrações relacionadas às boas práticas sobre saúde e segurança no trabalho, além de blitz educativa nos setores com os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Segurança do Trabalho. Abordamos os colaboradores e ressaltamos a proibição do uso de adornos, como cordões, brincos, pulseiras, anéis e piercing dentro da área industrial, diz. 

Colaborador da unidade de Juiz de Fora Marcus Helenio, que atua no setor de manutenção e presidente a CIPA, conta que a participação dos colaboradores foi muito positiva.  “Foi um trabalho muito bacana. Tivemos um retorno muito bom nas áreas, com feedback bem legais. Foram vários relatos de pessoas que pararam de usar adornos depois dessas atividades. Agora, a Paraibuna Embalagens está criando uma política de não utilização de acessórios nas áreas de produção, como é o correto”, afirma.

Reni Lima, que é analista de PCP e presidente da CIPA em Sapucaia, destaca que esse tema é importantíssimo para colaboradores e para a empresa. “Tudo que envolve segurança com certeza agrega para as pessoas, tanto na vida profissional quanto pessoal. A Paraibuna tem implantado muito bem a cultura de segurança e as pessoas têm abraçado a ideia”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.